28 outubro 2010

Blood Angels - Librarian - it's over now!

Fala Galera,

na ultima sexta a noite, decido a tirar essa pedra do sapato, resolvi ir até o final da pintura do Librarian.
O resultado ficou "bom" porem fiquei frustrado pois achava que minha habilidades de pintura eram um pouco melhores.
Mas ja a algum tempo eu andava de saco cheio dessa mini especifica...saturado. Nada contra ela, a peça é linda, bem detalhada. Mas eu que nao tava mais curtindo.
Aproveitei a oportunidade para testar uma técnica que nao tinha usado ainda na power weapon....nao ficou lindo, mas me ajudou a enxergar algumas nuances para conseguir usar essa técnica efetivamente
Bom, segue abaixo o resultado...so lembrando que tirei as fotos usando o iPhone, entao tem que relevar esse aspecto tambem. Principalmente pelas fotos terem ficado bem mais escuras que as cores a olho nu.
é isso ai.

abraço





26 outubro 2010

Blood Angels - WIP - 1st Vindicator

Fala Galera,

continuando no meu army de BAs, inciei os trabalhos no 1o. Vindicator. Esse vai para a lista do torneio do final do ano. Essas belezinhas sempre andam até 12" e atiram com seu tiro tamanho "pratinho de festa de criança". Cargas...somente no 6+.

O que você vê aqui é:
- Primer Branco
- uma camada de Blood Red
- wash nos cantos, quinas, brechas e afins de Flesh wash
- Boltgun Metal nas partes metalicas (fiz isso porque eu precisava deixa-lo 3 collor compliant para um torneio em Junho).
Ainda tem um segundo no mesmo estagio, mas vai ficar para o futuro ja que eu tenho que priorizar as coisas.
No Final de semana eu trabalhei bastante, conseguindo terminar todo o highlight de laranja e a mão de Baal Red.
No Freebotaz forum  eu comecei a participar do Motivational challenge 2010 (Atrasado mas ainda com espirito participativo). Este vindicator entra como minha escolha para Outubro. Tenho que terminar até Domingo, ao menos as 3 cores cores basicas etc...para ganhar um "prata". No futuro farei um post sobre o Motivational Challenge.
Abaixo a foto do ultimo status.

25 outubro 2010

Tutorial - Vermelho Blood Angels

Fala galera,

Já que algumas pessoas me perguntaram como eu cheguei nesse tom de vermelho, eu resolvi postar um tutorial com algumas fotos para ilustrar a tecnica.
Eu não sou um super pintor nem nada, e para ser bem sincero, eu sou bem preciso e por conta disso tento manter o esquema de pintura o mais simples e fácil possível.
O legal desse tom de vermelho que eu faço, é que é bem Vermelho (claro) mas também um pouco escurecido, que da a impressão de “usado”.  Eu também tenho plena consciência que as minhas minis precisam de um weathering para ficarem melhor, mas eu estou indo uma etapa de cada vez. E no momento quero ter o exercito inteiro pintado.
Eu usei uma “Top Hatch” de um Rhino que eu tinha aqui (que já tinha primer), GW white primer, GW Blood Red, GW Flesh Wash, GW Blazing orange, GW Baal Red, Pincel GW Medium Dry Brush , Pincel  Creative Model 0/e um pincel generico com cerdas bem moles para aplicar o  Red wash (acabou esquecendo de tirar fotos desta etapa!).
Descukpem a qualidade das fotos, mas eu usei o iPhone sem nenhum aparato especial, justamente para agilizar o tutorial.

Vamos lá:

-    1o. Passo – o bom e velho primer. ( Obviamente eu espero que você já tenha feito toda a parte de preparo da miniatura e colagem antes de chegar aqui). Não vou detalhar nessa parte.


-    2o. Passo – para essa parte, eu usei um pincel com as cerdas mais duras, no caso o GW medium Dry Brush e como tinta o Blood Red. Direto do pote, coloque uma boa quantidade de tinta no pincel, tomando o cuidado de não deixar passar do meio das cerdas (veja a foto), comece a pintar, sempre dando pinceladas na mesma direção, de maneira que a pintura fique bem homogenia.


Não se preocupe em passar sobre detalhes ou coisa do gênero, o pincel vai tirar os excessos evitando um acumulo desnecessário de tinta. Eu de qualquer maneira sempre faço o vermelho antes de qualquer outra coisa, pois é a cor predominante...assim não tenho que me preocupar com errar ou melar a pintura. Haja visto que o Blood red tem é um pouco transparente, o primer Branco ajuda a deixar a cor viva e brilhante. Também dado o mesmo fator, as vezes tenho que ir para uma segundo mão de vermelho para assegurar uma cobertura bem homogenia.


Já que eu não tenho Aerógrafo, eu ainda não tentei aplicar o vermelho usando tal ferramenta, mas eu realmente acho que iria economizar um baita tempo se tivesse. Aqui a foto de como deveria parecer ao final desse passo.


-    3º. Passo – Flesh Wash. Aqui eu usei um pincel 0/3, você vai querer ser mais cuidadoso daqui neste passo e no próximo, o Flesh wash é bem forte e pode manchar um pouco o vermelho original.


Apesar de um pouco de manchas aqui e ali ocasionais, não vão atrapalhar em nada a pintura. E sempre é possível voltar e aplicar um Blood Red para corrigir antes do próximo passo. A idéia é aplicar em todas a fendas e profundidades da peça, realçando a sombra. Aqui mostrando como deve ficar ao final do 3º. Passo.   


- 4º. Passo – Blazing Orange. Novamente usei o 0/3. É aqui que separamos os homens das crianças… hehehe. Serio, levou um tempo para eu ter uma mão precisa o suficiente (que não esta bem exemplificada nas fotos desse tutorial) para desenhar esses highlights de maneira solida o suficiente. Crianças aqui o segredo é simples, pratica, pratica, pratica. Senta a bunda na cadeira pinta miniatura...no começo fica horrível e leva décadas...com o tempo fica bem mais bonita e rápida (no caso do Paulo C. só mais bonita).
Mas continuando, a idéia é pintar uma linha em todas as bordas e lugares ressaltados, para destacar a luz que bate nessa peça, ou melhor simular a luz. Para isso, eu uso, direto to pote, com só um pouco de tinta no pincel, mas com o pincel sempre úmido. No meu caso eu uso saliva cada vez, pois com isso eu deixo as cerdas do pincel tanto pontudas da maneira que eu preciso como suficientemente molhadas de saliva. (não é nojento, só não se esqueça de ver se o lábio está limpo ao final da pintura.) Com isso você vai notar que a pintura ganha volume, pois alem da sombra tem a luz... dando a dimensão desejada. Algumas pessoas poderiam até parar a pintura ali mesmo, mas com o ultimo passo.


Tente ser o mais preciso possível, assim evita você ter que voltar depois com o vermelho para corrigir. Se a tinta estiver molhada o suficiente, e você enxergar o erro na hora, basta um simples passar de dedo e esta corrigido ou removido. Como eu falei, sou tão preguiçoso, que eu tento ser o mais preciso possível para não ter que voltar e corrigir o erro.
Como curiosidade, essa é a etapa que mais toma tempo, cerca de ¾ do tempo total de pintura. Antes de passar para o próximo passo, você vai querer ter certeza que o laranja esta bem seco. Se estiver pintado em “levas”, normalmente ao terminar a ultima mini da leva, já pode ir para o próximo passo nas primeiras.


- 5º. Passo – Wash Baal Red – aqui eu uso um pincel de cerdas bem moles. Diretamente do pote, aplique uma camada generosa por toda a área aonde tem vermelho. Seja generoso e cubra tudo...simples assim.
Fazendo isso o vermelho vai escurecer um tom, e alem disso fará com que as cores sem fundam de maneira a deixar tudo bem homogêneo....é um efeito bem legal! (na foto a peça ainda esta molhada para demonstrar o que eu quis dizer com “ser generoso”



Espero que tenha ajudado.


Abraço
Marcos

Este post tambem esta no Forum Warhammer Brasil e tem a versão em Ingles no The Freebootaz forum

22 outubro 2010

UK Tour Log - Day 3 - THE GAMES DAY

Day 3 - Games Day

Como sempre, acordei antes do despertador, Throne moment, banho e correr para o café. O Ônibus saia as 7:15 e o restaurante abriu as 7:00. Todos sugaram um café da manha da melhor maneira possível e embarcamos no ônibus que nos deixou no LG Center aonde aconteceu o GD.
Chegando lá já pegamos a fila de entrada e por 1 hora ficamos sem fazer nada alem de conversar. Nesse tempo Romeo e Teras começaram suas entrevistas para o 40K Radio.


Para ser honesto, foi ai que começou um pouco minha frustração com GD, acho que não tenho mais saco para ficar em filas e de qualquer jeito eu nunca fui um "Fanboy" para esperar em filas só para ver em primeira instancia alguma coisa. Bom, de qualquer jeito a companhia tava boa então o tempo passou sem grandes dramas.
Na noite anterior, me preparando para o dia, li um dos emails do Estevão em que ele me sugeria tentar pegar a palestra sobre os futuros lançamentos da Forge World. Como não tinha muito expectativa sobre o dia, mantive isso na cabeça, para na entrada pegar um dos tickets para a tal palestra. Abrindo as portas... todo mundo seguiu para o centro do evento, mas como eu havia visto na noite anterior, os tickets estariam em outro lugar...calmamente caminhei até o local indicado, aonde eu,  Alex e Jürgen pegamos sem fila nossos tickets.
Logo ao entrar, a primeira atração foi a lojinha da Black Library, alias a melhor organizada. Uma pilha com lançamentos e outros livros mais vendidos, bastante copias disponíveis e uns 10 caixas para efetuar o pagamento, permitindo um fluxo eficiente de pessoas. Alem disso, 3 Autores assinando suas obras: D. Abnet (hi Dan Abnet!), Mc Neil and Matt Warden (se eu lembro direito!). Comprei um copia do False Gods (2o. Livro do Horus Heresy) e umas lembrancinhas para 2 chegados..que vai ser surpresa…hehehe

Depois disso resolvi cair na fila dos pedidos da Forge World. Ledo engano, eu, Alex e Jürgen ficamos mais ou menos uns 45 min. e a coisa não andava…

o Alex encontrou um brother dele na fila, que nos introduziu como Mathieu Fontaine (http://www.akaranseth.com/) …o cara é um dos top 10 da Cool Mini or not se não me engano, e já ganhou uns golden demons por ai. Mas pra mim, outro regular Joe que estava na fila como nós…hehehe
Depois desses 45 min., uma das pessoas que cuidam da organização, dando conta da muvuca que ficou, pediu para um segmento inteiro da fila sair e voltar mais tarde pois estava causando tumultos naquela área…não precisou muito para acatarmos a "ordem". Seguimos em frente e fomos ver o resto do evento.
Bom tinha de tudo da GW, lançamentos novos (a.k.a Dark Eldar), o departamento de arte digital, escultores (inclusive com demonstração ao vivo dos meus chegados Perry Brothers),

uma Seção inteira de Golden Demon Candidates…alias um comentário a parte… tinham coisas lá que até minha filha pintava melhor. Aparentemente o pessoal coloca qualquer coisa lá e os cara da GW aceitam sem um critério inicial.


Bom, continuando, um stand da Fantasy Flight, com os jogos a venda (fiquei tentado a pegar o Card Game de Space Hulk), Um outro stand da Cyanide Studio (autor dos jogos de Blood Bowl), uma área dedicada ao filme dos Ultramarines, que só podia ter acesso quem tivesse um ticket que havia sido distribuído de alguma maneira que permaneceu um mistério para mim.
Continuando, eles colocaram um sujeito vestido de ultramarine , em tamanho "real" (quase da minha altura hahahaha).


Alem disso, um área dedicada as coisas da Forge World (também bem legal, com coisas novas, os escultores etc..)


Um stand com sprues para build and take away, aonde você montava qualquer coisa disponível nos sprues e levava embora (Não, não fui pois estava lotado de adolescentes numa fila gigantesca.)
Chegando o meio dia, fomos a sala de apresentações para assistir a apresentação sobre FW future.
Não vou descrever essa palestra em detalhes, pois com certeza existem fotos e descrições melhores do que as que eu poderia produzir, mas uma menção honrosa ao Eldar Shadow Spectre (Aspect Warrior), miniatura linda. De qualquer jeito, ai vai o que eu consegui fotografar..










Sobre minhas impressões sobre a palestra... achei interessante a experiência, mas nada que eu não sobreviveria sem (o bom e velho Nice to Have).
Depois disso, tentamos mais uma vez a fila das reservas da GW…20 min.…eu já podia tocar o balcão…Alex e Jürgen já haviam desistido…40 min.…não haviam sequer pego meu nome. Desisti…detalhe que não havia nada para mim, só para o Estevão.
O cansaço bateu e resolvi buscar algo para comer…burguer e fritas…até que não estavam ruins (ou eu estava mesmo com fome).
Isso já era umas 2 da tarde, eu de saco cheio, já havia visto tudo e ainda havia mais uma hora e meia antes do Rendevouz. Dei mais uma rodada no evento, e quando não tinha mais nada o que fazer, resolvi ver são como estava o Balcão de Pre-Order da FW…eis que estava completamente vazio. Encostei a barriga no balcão, entreguei um papel com meu nome e numero de pedido…pronto…produtos na mao, sem demora. Isso só para contrariar o velho deitado de que Deus Ajuda quem Cedo Madruga….:-(
Finalmente, chegou a hora de irmos embora, juntamos o grupo, fomos ao ponto de taxi mais próximo e um comboio dos típicos carrinhos Britânicos levou o grupo de volta para o Hotel.
O GD para mim, foi um tanto frustrante. Era simplesmente uma grande loja da GW, com aquele perfil frio e despreocupado sobre como tratar os clientes...nada de realmente inovador. Nenhuma atração inesquecivel. Eles tem "sorte" em poder contar com a fidelidade de seus consumidores/seguidores. Pois como evento em si, foi bem sem graça....
Chegamos na hora da Jantar, o segundo que estava programado no pacote. Sentei a mesa com James, Nick, Jenny, Teras e o cara que eu realmente esqueci o nome mas tem o user Shortfuse no Forum do Freebootaz. Depois da janta, ainda com o gosto amargo da frustração do evento, resolvemos encarar um bom e velho jogo de 40k para animar.
Subi ao quarto para pegar meu exercito, quando voltei não uma mas 3 meses haviam sido improvisadas, copos, pratos, maço de cigarros e uma multitude de coisas usadas como cenário e la fomos nós. Fizemos uma dupla, Eu e Brian (Bas e IG) contra Alex e Teras (CSM e Nids).  O jogo foi sensacional, com aquele espírito dos nossos Torneios com o povo do fórum (SoG, FoM, Tis e TVs) muita conversa jogada fora, muita besteira falada na mesa, aquela provocação saudável e por ai vai. Termos como "the white Thirst" que saíram dessa mesa, viraram referencia para o resto da viagem…hehehe.
by Skrap 007

Enfim, o Terceiro dia terminou por um lado com a frustração do GD e por outro compensado com um jogo excelente no meu estilo predileto…friendly and full of gurt talk. Para mim Saldo POSITIVO!

21 outubro 2010

Blood Angels - WIP - 2o. Rhino

Enquanto eu nao consigo terminar os posts da viagem, segue um update dos BAs,
Ontem a noite eu terminei o 2o. Rhino do army. Exatamente igual ao outro...a unica coisa que eu senti que meu traço ficou mais grosseiro que o anterior...mas tudo bem. Detalhe, os decalques estavam molhados na hora da foto...tirei antes de ir dormir. Enjoy!


"Update (21/10/2010 - 20:30 CET) - o Estevão acabou de me mostrar que as tracks do tanque estão invertidas. E vao ficar assim mesmo!Droga :-("

16 outubro 2010

Librarian - it's not going well :-(

Fala Galera,

como voces viram nos últimos posts, estou tentando acabar o Librariam em Jump Pack para os meus BAs. O Problema é que ..eu nao estou contente com o resultado. Nao estou conseguindo evoluir na pintura desse personagem. Ai embaixo vai uma foto do status atual.
Tomei a decisão de tocar pra frente como esta mesmo...terminar o básico de cores, sem fazer firulas e encerrar esse assunto. Acho que as vezes algumas minis simplesmente nao querem ser pintadas como você quer....sei lá!

14 outubro 2010

Você sabe quando esta trabalhando de mais quando...

Parte do meu trabalho é rever e aprimorar processos. Ontem eu me peguei pensando num tipo de diagrama ou processo para como vai funcionar meu army de 2K para o team tournament no final do ano. Vejam ai o resultado..(não, não vou continuar a mexer nisso...foi para distrair mesmo)



Tenho pensado na lista e por enquanto tenho a seguinte situação:

Principal ou Backbone :
- Librarian Jump Pack (Shield, Unleash rage)
- Sanguinary Priest Jump pack
- 2x 10 men Assaul Squad com Power fist, 2x Melta no Rhino
- 10 Men Assault Squad com Jump Pack, Power Weapon e 2x, Flamer
- 3 Attack Bikes (2 Meltas e 1 H. Bolter)
- 1 Baal Predator com Assault Cannon e Sponson H. Bolter e Extra Armour
- 1 Vindicator com Extra Armour
- 1 Predator com AutoCannon e Sponson LasCannon.

Isso da um total de 1525 pts. minhas opção para completar essas pontuações seriam:

- Chaplain
- 7 Death Company com 2x Power Weapon e 1 Power Fist no Rhino
- Death Company Dread com Blood talons
Aonde o rationale é que sao duas unidades de pura agressividade e força bruta, independente do Army.

ou

- Honour Guard com 2 Power Weapons, 2 Meltas no Razorback com Assault Cannon
- Furioso Librarian (Wings e Unleash)
Aqui, a Honour Guard viria para suportar os 2 squads no Rhino gerando sinergia com esses squads, com a proximidade do Noviate, doando ao grupo Feel no Pain e Furious charge, alem de aumentar a frente de tanks. O Dread eu lançaria em algum lugar para causar Mayhem.

Bom é isso ai por hoje.

abraço

13 outubro 2010

Yesterday night progress.

Salve galera,

Com a volta das ferias, Workshop e Catch up de emails e outras coisas no trabalho, não tem me sobrado muito tempo para postar regularmente. Mas no espírito da continuidade do CPT&P, segue uma foto do que eu trabalhei ontem à noite.

  • Terminei de montar 4 Honour Guards para uma potencial lista que usarei no final do ano (2 Power weapon e 2 Meltas)
  • Update na cor do Librarian.. eu achei que estava um azul muito escuro, então resolvi trazer para uma cor mais clara. Hoje à noite vou tentar achar a cor de highlight correta para terminar a armadura.
  • Highlight de laranja em peças do Rhino do 2nd Assualt Squad. Se der certo hoje à noite invisto no corpo do Rhino e já passo o Wash de Baal Red.
Abraço

08 outubro 2010

UltraMarcos na 40K Radio

Fala galera,
apenas um rápido post para fechar a semana.
O ultimo episodio da 40K Radio foi laçado dia 1o. de Outubro (clique aqui ), e eu estou participando dele.
Mais ou menos nos últimos 30 min. do podcast. Até o momento desse post, eu ainda nao havia conseguido escutar o episodio todo.







abraço

07 outubro 2010

UK Tour Log - Day 2

Day 2
O dia começou, como sempre, comigo acordando mais cedo que o despertador, Throne moment e Banho. Desci para o Café do hotel, antes de qualquer outro do grupo (claro que eles tinham o Fuso horario contra eles).
Logo o resto do grupo chegou, aonde na minha mesa se sentaram Alex, Romeo (BF), Teras e Brian. Foi um café bem descontraído aonde eu enchi o bucho com as costumeiras guloseimas do British Breakfest (Omelete, Ovos mexidos, linguiça, Bacon, Wafel, Feijões etc..)
As 9:00 saímos do hotel e pegamos os Tubes, o grupo se dividiu em 2, um grupo com uma tour voltada para as lojas de nerds (Forbidden Planet, Orc's Nest etc...) e a outra, a qual me incluo, foi para o Imperial War Museum. No meu grupo, alem de outros estava o Alex, e foi nos tubes, perguntando pelas tatuagens que nos aproximamos. Sujeito engraçado, metido a mau encarado, com tatuagens cobrindo os dois braços, humor ironico, mas que criamos rapidamente uma empatia, daquelas que se bem cuidadas pode virar uma amizade duradoura.
O passeio foi excelente, uma vasta coleção de peças das mais diversas guerras (principalmente as mais modernas), e organizados de maneira neutra, sem criticar ou favorecer nenhuma nação. Logo na entrada 2 enormes canhões a la Barrage weapon davam as boas vindas ao prédio no melhor estilo vitoriano. Um pedaço do muro de Berlim completava a exposição de entrada no pátio do prédio.
A exibição é gratuita, que torna ainda mais gostoso o passeio. Existe a opção de comprar um guia impresso ou alugar um áudio Guide. Me arrependi de não ter pego o Audio Guide que sempre são ricos em informações. A exposição é enorme, como já disse antes, mas os destaques vão para o saguão de entrada, que está cheio de peças em excelente conservação tais como tanques, aviões, Canhões, Navios e foguetes.


O andar inferior, com a exposição sobre 1a. e 2a. guerra Mundial (end-to-end) de como começou até pós guerra, mostrando o impacto nas diversas regiões, diversos uniformes, armamentos, personagens e assim por diante. Alem disso tem no mesmo andar inferior, a Trench experience,

que é muito interessante, aonde lhe traz a experiência de estar em uma Trincheira típica do front na época, inclusive o cheiro caracteristico.
Não vou me alongar muito no museu, pois como disse é uma experiência riquíssima e que vale a pena. Após 4 horas, 1 café e eu ter cobrido apenas uns 60% da exposição, o grupo partiu de volta para o hotel.
Antes de voltar para o hotel chamei Alex para ir comigo comprar uma mala dessas de viagem com rodinha. Eu tinha ido com a mala de minis e uma mochila pois já tinha a intenção de compra antes de sair de casa. Comprei uma bacana por GBP 65 e ainda de quebra achei uma carteira para levar o passaporte que procurava já havia alguns anos.
Voltamos para o hotel e com o grupo fomos ao restaurante Indiano, tipo a la carte com a cozinha tradicional bem condimentada. O detalhe é que saindo dali pegaríamos o onibus para Birmingham e dependendo do efeito da comida, a viagem poderia ser catastrofica. Pagamos GBP35 cada um, o que é um roubo para o que foi servido (não se compararmos com Suíça, mas isso não vem ao caso).
Voltamos para o hotel e o efeito em mim foi imediato e tive que fazer Throne moment de novo. Encontrei o pessoal já todo embarcado me esperando dentro do onibus, prontos para sair. Partimos seguindo para a cidade do Games Day.
No meio do caminho, vi Alex jogando PSP, perguntei o que estava jogando e para minha surpresa, estava jogando Blood Bowl , que por sinal é um dos jogos mais legais que joguei do Videogame (6 no D6 se você já jogou o jogo no tabuleiro). Ele programou para dois jogadores (hot seat) e essa foi a nossa distraçao durante todas as viagens de onibus até o final do tour. Na parada que fizemos, peguei um Latte no Starbucks e a viagem se seguiu sem grandes eventos.
Chegamos no hotel próximo das 20:00 hs. Combinamos que todos iriam levar as malas no quarto de se encontrar no restaurante do hotel. Acabamos ficando todos no saguao antes do restaurante, e pedimos comida e bebidas para consumir ali mesmo. Pedi um hamburguer (5 no D6) e uma Cidra, uma bebida alcoólica fermentada, típica da Irlanda eu acho, mas que é bem vendida pela Inglaterra. Tomei duas ou 3 dessas enquanto comia o burguer e assistia a uma partida de Malifaux. Aproveitei para folhear o livro, aonde me deparei com o Hamelin, que é um dos personagens e ele tem um Bull Terrier, nessas o jogo me fisgou e fiquei com o comichão de comprar o livro. Fomos dormir prox. da meia noite, pois no dia seguinte teriamos GAMES DAY!!