25 outubro 2010

Tutorial - Vermelho Blood Angels

Fala galera,

Já que algumas pessoas me perguntaram como eu cheguei nesse tom de vermelho, eu resolvi postar um tutorial com algumas fotos para ilustrar a tecnica.
Eu não sou um super pintor nem nada, e para ser bem sincero, eu sou bem preciso e por conta disso tento manter o esquema de pintura o mais simples e fácil possível.
O legal desse tom de vermelho que eu faço, é que é bem Vermelho (claro) mas também um pouco escurecido, que da a impressão de “usado”.  Eu também tenho plena consciência que as minhas minis precisam de um weathering para ficarem melhor, mas eu estou indo uma etapa de cada vez. E no momento quero ter o exercito inteiro pintado.
Eu usei uma “Top Hatch” de um Rhino que eu tinha aqui (que já tinha primer), GW white primer, GW Blood Red, GW Flesh Wash, GW Blazing orange, GW Baal Red, Pincel GW Medium Dry Brush , Pincel  Creative Model 0/e um pincel generico com cerdas bem moles para aplicar o  Red wash (acabou esquecendo de tirar fotos desta etapa!).
Descukpem a qualidade das fotos, mas eu usei o iPhone sem nenhum aparato especial, justamente para agilizar o tutorial.

Vamos lá:

-    1o. Passo – o bom e velho primer. ( Obviamente eu espero que você já tenha feito toda a parte de preparo da miniatura e colagem antes de chegar aqui). Não vou detalhar nessa parte.


-    2o. Passo – para essa parte, eu usei um pincel com as cerdas mais duras, no caso o GW medium Dry Brush e como tinta o Blood Red. Direto do pote, coloque uma boa quantidade de tinta no pincel, tomando o cuidado de não deixar passar do meio das cerdas (veja a foto), comece a pintar, sempre dando pinceladas na mesma direção, de maneira que a pintura fique bem homogenia.


Não se preocupe em passar sobre detalhes ou coisa do gênero, o pincel vai tirar os excessos evitando um acumulo desnecessário de tinta. Eu de qualquer maneira sempre faço o vermelho antes de qualquer outra coisa, pois é a cor predominante...assim não tenho que me preocupar com errar ou melar a pintura. Haja visto que o Blood red tem é um pouco transparente, o primer Branco ajuda a deixar a cor viva e brilhante. Também dado o mesmo fator, as vezes tenho que ir para uma segundo mão de vermelho para assegurar uma cobertura bem homogenia.


Já que eu não tenho Aerógrafo, eu ainda não tentei aplicar o vermelho usando tal ferramenta, mas eu realmente acho que iria economizar um baita tempo se tivesse. Aqui a foto de como deveria parecer ao final desse passo.


-    3º. Passo – Flesh Wash. Aqui eu usei um pincel 0/3, você vai querer ser mais cuidadoso daqui neste passo e no próximo, o Flesh wash é bem forte e pode manchar um pouco o vermelho original.


Apesar de um pouco de manchas aqui e ali ocasionais, não vão atrapalhar em nada a pintura. E sempre é possível voltar e aplicar um Blood Red para corrigir antes do próximo passo. A idéia é aplicar em todas a fendas e profundidades da peça, realçando a sombra. Aqui mostrando como deve ficar ao final do 3º. Passo.   


- 4º. Passo – Blazing Orange. Novamente usei o 0/3. É aqui que separamos os homens das crianças… hehehe. Serio, levou um tempo para eu ter uma mão precisa o suficiente (que não esta bem exemplificada nas fotos desse tutorial) para desenhar esses highlights de maneira solida o suficiente. Crianças aqui o segredo é simples, pratica, pratica, pratica. Senta a bunda na cadeira pinta miniatura...no começo fica horrível e leva décadas...com o tempo fica bem mais bonita e rápida (no caso do Paulo C. só mais bonita).
Mas continuando, a idéia é pintar uma linha em todas as bordas e lugares ressaltados, para destacar a luz que bate nessa peça, ou melhor simular a luz. Para isso, eu uso, direto to pote, com só um pouco de tinta no pincel, mas com o pincel sempre úmido. No meu caso eu uso saliva cada vez, pois com isso eu deixo as cerdas do pincel tanto pontudas da maneira que eu preciso como suficientemente molhadas de saliva. (não é nojento, só não se esqueça de ver se o lábio está limpo ao final da pintura.) Com isso você vai notar que a pintura ganha volume, pois alem da sombra tem a luz... dando a dimensão desejada. Algumas pessoas poderiam até parar a pintura ali mesmo, mas com o ultimo passo.


Tente ser o mais preciso possível, assim evita você ter que voltar depois com o vermelho para corrigir. Se a tinta estiver molhada o suficiente, e você enxergar o erro na hora, basta um simples passar de dedo e esta corrigido ou removido. Como eu falei, sou tão preguiçoso, que eu tento ser o mais preciso possível para não ter que voltar e corrigir o erro.
Como curiosidade, essa é a etapa que mais toma tempo, cerca de ¾ do tempo total de pintura. Antes de passar para o próximo passo, você vai querer ter certeza que o laranja esta bem seco. Se estiver pintado em “levas”, normalmente ao terminar a ultima mini da leva, já pode ir para o próximo passo nas primeiras.


- 5º. Passo – Wash Baal Red – aqui eu uso um pincel de cerdas bem moles. Diretamente do pote, aplique uma camada generosa por toda a área aonde tem vermelho. Seja generoso e cubra tudo...simples assim.
Fazendo isso o vermelho vai escurecer um tom, e alem disso fará com que as cores sem fundam de maneira a deixar tudo bem homogêneo....é um efeito bem legal! (na foto a peça ainda esta molhada para demonstrar o que eu quis dizer com “ser generoso”



Espero que tenha ajudado.


Abraço
Marcos

Este post tambem esta no Forum Warhammer Brasil e tem a versão em Ingles no The Freebootaz forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário