07 junho 2010

Mephiston, Lord of Death

Salve Leitores,

A quinta ediçao de 40K permite, se comparado com a 4a. que personagens espeiciais sejam usados mais frequentemente. Normalmente em torneios, ao menos 1 personagem especial é permitido e isso tem sido amplamente explorados pelos exercitos, principalmente Marines Vanila e Space Wolves. Com o lançamento desse novo codex de BA, uma lista de conhecidos personagens dos filhos de Sanguinius foram revisadas e dentre eles um, na minha opiniao, se destaca em jogo, a ponto de montar minhas listas sempre com essa figura. Estamos falando aqui de Mephiston, the lord os Death.
O Cara tem caracteristicas comparaveis a um Hive Tyrant, so que portatil, mais versatil e mais rapido...ouch!! Tudo bem , isso custa apenas 250 pts, mas vale cada centavo.

Comparando os stats temos:

Hive Tyrant
WS8, BS3, S6, T6, W4,I5,A4,LD10,SV3+


Mephy
WS7, BS5,S6,T6,W5,I7,A4, LD10,SV2+



Na minha opiniao é o tipo de personagem especial que nao economizaram ao construir sua ficha. Se vai usa-lo, tem que joga-lo pra frente o mais rapido possivel e procure alvos grandes e mais perigosos possiveis, nao tem como errar. Sua combinaçao de poderes especiais e poderes Psciquicos, fazem dele um exelente caçador de unidades de elite e Montrous Creatures.
É importante entender como levar ele até a batalha, porque sem o save invulneravel, e sem poder se juntar a outro squad como Independent Character (caracteristica que ele nao tem), torna as coisas um pouco mais dificeis. Talves uma boa opçao é mante-lo atras de uma unidade de Jump Pack, que podem acompanha-lo oferecendo um cover save de 4+ ou coloca-lo atras de um transporte, que sao Fast e tambem podem acompanhar o Lorde da Morte.

Ele esta muito mais forte em close combate do que se comparado com a versao anterior, mas cuidado com coisas que podem estragar seus testes Psy tipo Farseera com Runes of Warding, qualquer Tyranid com Shadow of the Warp ou Rune Priests de Space wolves. E nao esquecer que ele não tem etenral warrior (nem Dante by the way) que deixa ele vulneravel a coisas que causam Instant Death, independente do Toughness (Swarmlord ou um Chaos Lord de Slaanesh com Daemon Weapon)

O fato dele custar caro, nao ter eternal warrior e nao ser Independent Character, de uma forma me chocam mas por outra, deixam um elemento mais competitivo aonde mesmo sabendo que o sujeito é um animal na porrada não é "imparavel". Outra coisa estranha, mas nao que seja realmente um problema, é que ele sendo o Uber Librarian dos BAs, so conhece 3 poderes...claro, sao os mais indicados para ele, mas deixa um gostinho meio amargo "Fluffwise".
Alem disso...ele pode usar 3 poderes Psy..mas lembre-se:
- Force Weapon é um poder Psy
- 3 Poderes igual a 3 chances de Double dice ou o bom e velho Perils.


Pra resumir, aqui vao 10 regrinhas para se manter em mente quando jogar com o grande chefe dos Librarians dos Blood Angels e Lorde da morte:


1. Sempre se asssegure que Mephy (como é carinhosamente chamado) tenha cover save de 4+ (não é tão difil com as regras de hoje)

2. Não tenha medo de coloca-lo em Line of sight do seu adversario (dependendo de quanto AP2 ele consegue colocar na mesa). Isso irá aliviar um pouco da tensao de armas pesadas do resto da suas tropas.

3. Sempre que possivel faça com que um Sanguinary Priest esteja por perto.

4. Nao deixe ele se enroscar com grandes unidades. Ork/IG conscripts / Gaunt hords não é aonde ele pode explorar o melhor do seu potencial. Nao deixe ele ser sugado em combates assim, a menos que tenha suporte vindo a 1 turno de distancia e possa passar a regua na unidade.

5. Nao tenha medo de manda-lo por conta propria, ele aguenta o tranco.

6. Tente usa-lo para atacar alvos pesados com Marine, Terminators, Nobs e até Dreadnoughts*. Mas faça o calculo "Razao de retorno em wounds". ex. Se mandar o Mephy contra squads de 8 nobs, ele ira matar 5 e recebe 3 wounds devolta, entao manda bala. Os nobs tem poucas chances de sobreviver a um proximo turno de combate.

7. Se possive use Corbulo, o re-roll ira previnir "Perils of the warp" de consumir alguns wounds ou estragar planos que dependem do Mephy.

8. Ele é tão bom para contra-atacar quanto para atacar. Só porque ele é super rapido, nao significa que ele deveria correr pra frente sozinho.

9. Landraiders e monoliths temem o Lord of Death, considere mostrar aos seus oponentes o porque! Atque veiculos se precisar!

10. Finalmente, cuidado com o que pode destrui-lo, ele não é invencivel.(Instant Death, Arjac e Squad, Swarmlord etc etc. podem dar um fim no nosso amigo.)

*Com Rage e Sword of Sanguinius no jogo, voce tem mais ou menos 120% de change de matar um Dread na Carga. Um pouco menos se nao for na carga.
Contra Iron Clad/Furioso, estamos falando de 80% de chance de detruiçao.

Espero que seja util,

abrço

Nenhum comentário:

Postar um comentário